• Fórum
  • Search
    •  
collapse

* Rádio Kamussel

Navega no Fórum Kamussel ouvindo a nossa rádio. Clica na imagem para ouvires a emissão em direto

Autor Tópico: NOTICIAS DO LOBITO E BENGUELA.  (Lida 9928 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Paulo Gonçalves

  • Administrador
  • Membro da elite
  • *****
  • Mensagens: 3.766
  • Gostas do membro? +14/-0
Re: NOTICIAS DO LOBITO E BENGUELA.
« Responder #20 em: 02-01-2013, 14:57:34 »
Benguela
Polícia Nacional regista 26 crimes na transição de ano

Benguela
– Vinte e seis crimes, 24 dos quais esclarecidos, foram registados pela Polícia Nacional (PN), na província de Benguela, na passagem de ano, soube hoje, quarta-feira, a Angop de uma fonte da corporação.
Ao efectuar o balanço das ocorrências referentes às últimas 48 horas, o segundo comandante provincial da PN para a Ordem Pública, subcomissário Simão de Sousa Inglês, adiantou que foram detidos preventivamente 24 cidadãos implicados em um caso de homicídio e violação sexual, quatro furtos e 14 ofensas corporais.
O oficial superior da corporação aponta o consumo exagerado de bebidas alcoólicas, problemas passionais e ganância pelo lucro fácil como os principais factores dos crimes.
Disse ainda que, no mesmo período, cinco cadáveres foram removidos da via pública, cujos exames médico-legais mostraram que três dos corpos apresentavam sinais de doença.
Relativamente à sinistralidade rodoviária durante a transição de ano, o responsável revela terem sido registados 14 acidentes de viação, que provocaram 16 feridos, sem vítimas mortais.
Segundo ele, os sinistros consistiram em sete atropelamentos, três choques entre veículos automóveis e velocípedes com motor, três despistes e um capotamento, devido, entre outros aspectos, à condução sob estado de embriaguez, imprudência de automobilistas e transeuntes, para além do excesso de velocidade.

Comunidade Kamussel

Re: NOTICIAS DO LOBITO E BENGUELA.
« Responder #20 em: 02-01-2013, 14:57:34 »

Offline Paulo Gonçalves

  • Administrador
  • Membro da elite
  • *****
  • Mensagens: 3.766
  • Gostas do membro? +14/-0
Re: NOTICIAS DO LOBITO E BENGUELA.
« Responder #21 em: 06-01-2013, 18:08:09 »
Benguela
Sector privado no Cubal emprega 70 jovens em 2012

Cubal
– Diversos sectores de actividades, com principal incidência para o Comércio, a Hotelaria e o Turismo, no ramo privado, garantiram em 2012 emprego a setenta jovens no município do Cubal, 150 quilómetros a Leste da cidade de Benguela.
Segundo o director municipal do Centro de Emprego do Cubal, Feliciano Kassandji, com relação ao ano antepassado houve um decrescimo de 39 postos de trabalho.
De acordo com o responsável, 26 dos 70 novos empregos foram para mulheres, contra 47 em 2011 que ingressaram em diferentes sectores no Cubal.
Fez saber que o Centro de Emprego do Cubal igualmente interveio na resolução de 11 casos  de conflitos laborais respeitantes à não elaboração de mapas de férias, aos pagamentos de subsídios e à despedimentos ilegais, pelas entidades empregadoras.
Acrescentou  que ao longo de 2012 aquela instituição inscreveu 433 jovens, dos quais 121 são  mulheres, sendo 200 profissionais formados em canalização, carpintaria, electricidade e pedreiro/alvenaria, a fim de possibilitar na procura do primeiro emprego.
Para 2013, pretende-se incentivar as entidades empregadoras a divulgarem as suas necessidades em termos de mão-de-obra, para permitir que os candidatos inscritos sejam admitidos, com destaque para aqueles formados sob os auspícios do Instituto Nacional de Emprego e Formção Profissional.

 

Offline Paulo Gonçalves

  • Administrador
  • Membro da elite
  • *****
  • Mensagens: 3.766
  • Gostas do membro? +14/-0
Re: NOTICIAS DO LOBITO E BENGUELA.
« Responder #22 em: 09-01-2013, 14:44:25 »
Gala
Vencedores do Prémio de Cultura em Benguela recebem galardões

Benguela
– Os sete vencedores do Prémio Provincial de Cultura e Artes 2012 receberam na noite desta terça-feira, em Benguela, os respectivos galardões durante uma gala inserida no programa comemorativo ao 8 de Janeiro, Dia da Cultura Nacional, que se assinalou no país.
Na gala de autorga da 2ª edição desse prémio, criado em 2011 pelo Governo de Benguela, para incentivar e promover a criatividade e a qualidade das obras artisticas locais, cada um dos sete distinguidos nas diversas disciplinas recebeu 700 mil kwanzas e menção honrosa.
Entre os vencedores, destacam-se a escritora angolana Ana Paula de Jesus Gomes (Paula Russa), na categoria de Literatura, com a obra “Amigos para Sempre”, o primeiro experimento na modalidade infanto-juvenil em Benguela. Em Artes Plásticas, Edson Humberto Tadeu Bastos (Watela), do Lobito, arrebatou o prémio.
O grupo Twatunga Dance, da Catumbela, é o grande vencedor na categoria de Dança, enquanto na Moda recebe a distinção o estilista Hauzer Bechimol, de Benguela, e nas Artes Cénicas, o Grupo Promotor das Maratonas de Teatro 2012 é o galardoado.
O músico e compositor Jaime Neves da Costa (Tiviné), residente no Lobito, superou e concorrência e foi distinguido na disciplina de Música, com o álbum “Ulanga”publicado no género tradicional, ao passo que em Audiovisuais a Agência Consvideos foi a premiada.
Em Ciências Sociais e Humanas, o prémio vai ser atribuído ao escritor angolano Gociante Patissa, do Bocoio, e autor de “A Última Ouvinte” e “No Consulado do Vazio”, pelo contributo na divulgação da tradição oral, através da língua nacional Umbundu.
O Prémio Provincial de Cultura e Artes, avaliado em cinco milhões e 600 mil kwanzas, é atribuído exclusivamente aos autores nacionais que exercem a actividade artística nesta região, a título individual ou em grupos de trabalho especializados, podendo, ainda, ser entregue postumamente.

Offline Paulo Gonçalves

  • Administrador
  • Membro da elite
  • *****
  • Mensagens: 3.766
  • Gostas do membro? +14/-0
Re: NOTICIAS DO LOBITO E BENGUELA.
« Responder #23 em: 13-01-2013, 18:15:27 »
Benguela
Jovens no Balombo afluem ao recenseamento militar

Balombo
- O recenseamento militar arrancou quarta-feira no município do Balombo, a Nordeste da cidade de Benguela, e destina-se a todos os cidadãos que nasceram entre 1 de Janeiro e 31 de Dezembro de 2013, apurou hoje a Angop.
De acordo com o chefe de Repartição dos Registos no Balombo, Andrade Damião, o atraso no início do processo naquela região deve-se ao envio tardio da documentação orientadora do recenseamento militar.
Apesar disso, salientou que um número considerável de jovens já foi recenseado até ao momento e, pelo que se nota, a adesão dos abrangidos vai aumentar nos próximos dias. Informou que este acto o registo militar decorre até ao dia 28 de Fevereiro, de acordo com o regulamento estipulado pelo Ministério da Defesa Nacional.
Afirmou que, neste momento, a repartição dos registos está a trabalhar com as direcções de escolas e as autoridades tradicionais (regedores, sobas e séculos) para a sensibilização dos jovens sobre a importância do recenseamento militar.
O recenseamento militar permite às Forças Armadas Angolanas(FAA) manter um controlo das reservas aceitáveis para a renovação regular e quantitativa dos seus efectivos, assim como determinar o potencial humano, no âmbito do processo de recenseamento e incorporação nas FAA dos pré-recrutas sujeitos às obrigações militares.
A lei geral do serviço militar estabelece que a prestação do serviço militar é de carácter obrigatório e cumprido num dos três ramos das Forças Armadas Angolanas (Exército, Força Aérea e Marinha de Guerra).